Muitas pessoas relacionam a psicanálise a um tratamento onde apenas o paciente fala enquanto o psicoterapeuta permanece em silêncio. Embora um dos objetivos seja que o paciente possa falar sobre si e sua vida, isso não quer dizer silêncio absoluto por parte do terapeuta.
É muito comum, principalmente nas primeiras sessões que o paciente fique em dúvida sobre o que falar, ou não saiba como começar. Nestes momentos o psicoterapeuta poderá fazer perguntas, falar sobre o processo da psicoterapia de maneira que o paciente possa sentir-se mais à vontade para se expressar.
Na abordagem psicanalítica o tratamento acontece em sessões regulares nas quais através da associação livre o paciente poderá falar sobre suas vivências, sentimentos, pensamentos e sonhos. O psicanalista escuta e interpreta os conteúdos inconscientes. Esta modalidade de tratamento, quando sustentada por um bom vínculo, possibilita que o paciente elabore e nomeie o que sente. Desvelando sintomas e mal-estares incompreendidos que impedem a continuidade do bem-estar.